O comportamento do consumidor está mudando com muita agilidade, e o modelo SaaS (software as a service) é, atualmente, o que mais atende às necessidades dos clientes. Com uma plataforma SaaS, tudo é feito de forma rápida: você acessa um link, coloca seus dados, paga e já consegue usar os serviços.
Além disso, os consumidores não estão mais preocupados se vão levar o produto “para casa”. Na verdade, o que precisam é agilidade.
Por exemplo, se você está com fome, pode simplesmente pegar o seu celular, entrar num site ou aplicativo de delivery e, em poucos minutos, fazer seu pedido.
Dessa forma, o modelo “as a service” começou com softwares, mas também revolucionou outros negócios como música, cinema, artes e outros segmentos do mercado.
Se você pensar bem, vai perceber que hoje é possível fazer quase tudo utilizando um serviço no modelo SaaS (software como serviço).
O que é SaaS e como funciona o modelo?
SaaS (software as a service) é a revolução do modelo distribuição e comercialização do software através de serviços, licenças de uso e assinaturas.
Dessa forma, ao invés de adquirirem softwares por demanda, empresas e pessoas podem simplesmente acessar o serviço mediante pagamento pelo período de tempo contratado desse aplicativo/sistema.
Nesse modelo, onde o usuário paga pelo serviço, o fornecedor é responsável por toda estrutura de entrega, como servidores e infraestrutura.
Da mesma forma, o usuário utiliza esse software pela internet, pagando de forma recorrente pelo uso do sistema SaaS.
Quais são os benefícios do Software as a Service?
Se compararmos SaaS com o modelo tradicional de entrega de software, onde o cliente adquire a licença e se responsabiliza pela instalação e manutenção do sistema, as principais vantagens e benefícios do SaaS são:
Facilidade na implementação
Não exige que o cliente (usuário) tenha uma estrutura complexa de tecnologia. A implantação pode ser realizada independente da equipe de TI disponível pelo cliente, e a maioria dos softwares são user friendly.
Além disso, também permite que o cliente não precise investir em treinamento de pessoal para manutenção e instalação do software, como, por exemplo, em consultorias de implementação.
Uso de funcionalidades essenciais
Outro benefício do SaaS é que ele permite apenas o uso de funcionalidades que forem necessárias ao momento atual do cliente, possibilitando o acesso de partes do software com a expansão de forma gradual.
Redução de custos
A redução de custos com os itens acima, principalmente pelo tempo economizado em todos os processos, é uma das grandes vantagens frente ao modelo tradicional onde o desembolso inicial é alto.
Além disso, empresas que vendem no modelo SaaS são mais eficientes. O que isso quer dizer? Os consumidores pagam um tipo de assinatura para usar a plataforma todo mês, sem muito atrito e desafios gigantescos de escalar uma empresa somente com pessoas.
Quais são os principais modelos de vendas SaaS?
As empresas que atuam como “as a service” normalmente oferecem seus serviços das seguintes formas:
Freemium
Nesta categoria, o cliente utiliza uma versão gratuita do produto. Entretanto, na maioria das vezes, as funcionalidades são limitadas.
Por isso, se o cliente quiser utilizar todas as aplicações, ele pode mudar para uma opção Premium, pagando uma mensalidade ou taxa.
Portanto, a grande intenção deste modelo é oferecer ao potencial público uma espécie de “degustação” de seu serviço, tornando a conversão futura muito mais provável.
Self-service
Com esse modelo de vendas, você oferece uma página bem explicativa sobre as opções de planos e o que cada um deles inclui.
Dessa forma, no modelo self-service o usuário consegue comprar o serviço sozinho, sem precisar, necessariamente, falar com um vendedor.
Inside Sales
No inside sales, é preciso que um consultor entre em contato com o potencial cliente para entender suas dores e principais necessidades, já que é assim que consegue oferecer a solução ideal. Esse é o modelo que praticamos aqui na DocXpert!
Field Sales
Nesse último modelo, o mais comum é que especialistas visitem o cliente para entender a fundo todo o processo da empresa e, então, conseguir modelar uma solução voltada para a necessidade daquele cliente específico.
Como funciona a cobrança no modelo SaaS?
Em sua maioria, o principal modo de cobrança do modelo de software as a service é a cobrança recorrente, podendo ser mensal, trimestral, anual e, algumas vezes, quinzenal.
Como já dissemos aqui, o modelo Freemium funciona muito bem nos modelos de SaaS e nos serviços por assinatura. É o trial com funcionalidades pagas, viabilizado pela cobrança recorrente de usuários assinantes e pela disponibilização do sistema, ou parte dele, para usuários free.
Quais são os principais segmentos que utilizam o modelo SaaS?
Alguns mercados possuem uma grande aderência ao modelo SaaS. Além da entrega simples de um software, empresas de ramos específicos possuem maior convergência com essa mudança:
ERP’s
Grande parte dos ERP’s internacionais já funcionam nesse modelo e muitos ainda vão mudar. Além disso, esse modelo permite inclusive o nascimento de empresas desse mesmo nicho rapidamente.
Big Data
As empresas de grande armazenamento de dados, como Dropbox, já usam parte de seus produtos nesse sistema.
Cloud services
Empresas de hospedagens, cloud computing e servidores utilizam a computação na nuvem para oferecer serviços através de assinaturas.
E-learning
Cursos online, escolas digitais e outras ferramentas possuem total aderência ao modelo SaaS.
Jogos
Os clubes de jogos online oferecem assinatura de jogos através de mensalidades e planos.
Aplicativos
Apps de músicas, filmes e podcasts já são febre entre jovens e profissionais de tecnologia, como o Deezer, por exemplo.
Além disso, alguns casos são até fáceis de lembrar quando o assunto é SaaS – Software como Serviço. A Netflix, que é fenômeno mundial, pode ser fatalmente citado em qualquer texto sobre SaaS.
Maior e melhor exemplo de sucesso, a assinatura de filmes é uma realidade muito grande no mundo, e a Netflix possui mais de 100 milhões de usuários/assinantes. Só por esses números já valem para serem citados, mas nós temos muito casos de sucesso no software como serviço.
Qual o impacto social do SaaS no Brasil e no mundo?
O impacto tecnológico é evidente, já o socioeconômico não é muito bem difundido. Antes da globalização e da revolução digital, era impossível acessar tecnologias de outro lugar do mundo. Hoje estamos a cliques desse acesso.
Dessa forma, o impacto é enorme em acessibilidade, velocidade e também economicamente falando. Hoje qualquer pessoa pode, de qualquer lugar no mundo, acessar um serviço SaaS rapidamente, sem burocracia e melhor: por um preço justo.
É a democracia do software. Esse impacto positivo têm um grande efeito nos países emergentes, que carentes dos serviços de maior qualidade, podem adquirir softwares capazes de ajudar a própria evolução tecnológica do país.
Distribuição e internacionalização do SaaS
No Brasil, Índia, China, Peru, Rússia, Chile e todos países em franca expansão inovadora, podemos observar um número grande de startups de tecnologia focadas no modelo SaaS.
É o caso de startups brasileiras como o WallJobs, Pipefy, Playkids, Gorila Invest, entre outras bem posicionadas. Além disso, elas podem acessar serviços de qualquer lugar do mundo de cloud, marketing e segurança sem muita complicação.
Dessa forma, empreendedores SaaS sabem bem que criar uma empresa nessa forma de distribuição, possibilita um controle e uma expansão rápida se o produto tiver grande aderência e se de fato, resolver problemas de consumidores.
Além disso, o modelo Saas permite:
- Redução de custos (menor gasto com treinamento, suporte e pessoal);
- Flexibilidade de implantação e nas atualização dos softwares;
- Autonomia para Testes A/B – a poucos cliques;
- Escalabilidade e maior velocidade nos “upgrades” e “downgrades“;
- Maior foco no negócio;
- Maior planejamento e rapidez na correção de erros;
- E impacto positivo em países emergentes, democratizando os softwares.
O modelo SaaS mudou definitivamente a indústria de softwares, música, entretenimento e outros diversos setores, além disso, muda diariamente a vida das pessoas que agora, podem acessar serviços de forma muito democrática.